quarta-feira, 4 de junho de 2014

A alma encarnada - 10- VIVER FAZ MAL À SAÚDE

A vida hoje é mais longa e temos mais recursos para nos curar. E também para adoecer. Não sou obscurantista a ponto de não reconhecer os avanços das pesquisas e da ciência para mudar o mundo. Para o bem e para o mal. O que me espanta é não se fazer uma reflexão crítica sobre as informações que recebemos de enxurrada a cada minuto. O que está por trás de cada pesquisa e de cada notícia sobre saúde. 

Se o poder econômico e a ideologia americana comandam o mundo, não há como abstrair esse dado da reflexão. Já que o assunto é muito extenso, vou me ater sucintamente a apenas um dos mais polêmicos: cigarro careta. As estatísticas que apontam o cigarro como causa de morte não cruzam todas as outras práticas daquela pessoa, alimentos com agrotóxicos e poluição de veículos, sabidamente causadores de câncer e de outras doenças. E que todos, fumantes ou não, consomem. Sem falar em álcool e medicamentos alopatas em excesso.

As indústrias: farmacêutica, de armamento, de drogas ilegais e do petróleo são os setores  mais ricos da economia. E por isso tem o lobby mais poderoso. O tabaco virou o vilão da história. Mas praticar corrida em rua onde circulam veículos movidos à petróleo equivale a fumar 3 cigarros por quarteirão respirado. Só para a gente pensar um pouco sobre isso. 

Mas como disse o poeta Capinam: 
Estou aqui de passagem
Sei que adiante
Um dia vou morrer
De susto, de bala ou vício
De susto, de bala ou vício...

Nenhum comentário:

Postar um comentário